sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Business and Crafts

Nesta coluna do blog tentaremos passar o máximo de dicas para nossos amigos crafters estabelecerem algumas ações de marketing em seus ateliês sem gastar somas exorbitantes e em muitos casos sem gastar nada.
A maior parte das ações a que temos acesso são gratuitas e podemos executá-las por nós mesmos, não é porque não temos uma grande agência publicitária na nossa retaguarda que não conseguimos a visualização do nosso público.
Primeiro passo é bem simples: pra quem você vai falar?
Sem saber quem são nossos clientes, ou nosso público em potencial fica um pouco difícil termos a noção exata do que podemos fazer com nossos trabalhos e onde podemos divulgá-los.
Um exemplo, se seus clientes compram caixas de cartonagem em forma de coração todos os anos no dia dos namorados, então você já sabe que próximo a data pode deixar algumas em estoque e deve focar nelas para atingir seu público fiel, mesmo que sempre tenha outras opções.
Pra sabermos essas informações, precisamos pegar alguns dados básicos de nossos clientes: Nome, telefone, fazer o controle de quando e o que este cliente comprou e até mesmo para qual ocasião especial ele pretende usar a peça.
Gostou? Então coloquemos essa dica em prática, no próximo post falaremos mais sobre divulgação ;)

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