quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Cores, cores, muitas cores...

No post de hoje falaremos das cores! Temos algumas classificações: as primárias, secudárias, terciárias, complementares, análogas e as neutras, então faremos um breve resumo de cada classificação.
Cores Primárias são as cores puras, não conseguem ser feitas a partir da mistura de outras e não se fragmentam, são a base de todas as outras cores. Elas são: o Vermelho, o Azul e o Amarelo.
Cores Secundárias são as resultantes da mistura de duas cores primárias. Elas são: o Laranja (amarelo + vermelho), o Verde (azul + amarelo) e o Violeta (vermelho + azul).
Cores Terciárias são resultantes da mistura de uma cor primária e uma secundária, dessa mistura surgem cores como o Amarelo Alaranjado (amarelo + laranja).
Toda cor primária é complementada por uma secundária, é daí surgem as Cores Complementares, essas cores são sempre as que estão no lado oposto da cor primária no disco cromático, são as que oferecem maior contraste e as que se neutralizam se misturadas, por exemplo: a cor complementar do Vermelho é o Verde, então para dar mais destaque ao Vermelho é só deixá-lo próximo ao Verde e para "acalmá-lo" é só acrescentarmos um pouco de Verde.
Cores Análogas são as que estão lado a lado no disco cromático e têm em si a mesma cor base, como são da mesma gama de tom, elas dão a sensação de uniformidade, um exemplo: o Amarelo Ouro e o Laranja Avermelhado têm a mesma base no Laranja.
Os tons de Cinza e Marrom são considerados as Cores Neutras, sua função básica é servir de complemento para dar as cores profundidade e em geral têm pouca reflexidade da luz.


 
Fontes Andrej Grujic e Nuno Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário